NoticiasNOTICIAS GERAIS

Na Semana Nacional dos Museus, Cemig apresenta lives sobre a atuação dos museus na preservação da nossa cultura

Programação do Energia da Cultura desta semana também inclui cineminha on-line para as crianças

 

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Este ano, o tema será “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”.

Para comemorar a data, a Cemig, como grande incentivadora do patrimônio histórico mineiro, apresenta palestras sobre a atuação essencial dos museus na preservação de nossa cultura.

A programação do Energia da Cultura dessa semana também inclui um Cineminha On-line, com diversas indicações de curtas-metragens disponíveis gratuitamente para as crianças.

Confira as atrações na página da Cemig no Facebook: https://www.facebook.com/events/311708137030635

CENTRO DE ARTE POPULAR
O Centro de Arte Popular promoverá uma live sobre o tema “(Re) Imaginando o Acervo do Centro de Arte Popular”, dia 17 de maio, às 19h, com o professor Ricardo Lima Gomes. A palestra vai tratar de como os Museus de Arte Popular estão se reinventando para divulgar suas atividades e acervos, utilizando a tecnologia como aliada.

MUSEU CASA GUIGNARD
O museu Casa Guinard apresenta, dia 19 de maio, às 19h, live sobre paisagem e memória na obra de Alberto da Veiga Guignard com Mariana Rodi Thomaz

MUSEU DO CRÉDITO REAL
No dia 20 de maio, às 19h, o Museu do Crédito Real promoverá a palestra online com Rita Couto sobre a temática “Colônia alemã em Juiz de Fora e os 160 anos da Estrada União e Indústria”. Rita Couto é jornalista com alma de historiadora.

MUSEU MINEIRO
No dia 21 de maio, às 19h, o Museu Mineiro promoverá live com Renata Felinto sobre a temática “(Re) Imaginando o Acervo do Museu Mineiro”. A pesquisadora e artista visual abordará o acervo do Museu Mineiro e a representatividade das minorias.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO
Neste ano, a Fundação Clóvis Salgado participa da programação por meio do Programa Educativo FCS, que reúne atividades on-line e gratuitas através da Gerência de Extensão e da Escola de Artes Visuais do Cefart. Os professores de Artes Visuais prepararam conteúdos especiais que contemplam os quatro eixos do Educativo FCS:
• Um Click de Cultura, blog cultural com reflexões acerca da historiografia do universo artístico;
• Bora falar de arte?, que lança luz sobre obras contemporâneas e suas narrativas possíveis;
• Criarte, com informações para toda a família se divertir com a criação de objetos artísticos;
• Cineminha On-line, com diversas indicações de curtas-metragens disponíveis gratuitamente para as crianças.

Texto CEMIG